Discóbolo de Mirón

Discóbolo de Mirón
Símbolo da Educação Física

Desaparecidos

http://nicholasgimenes.blogspot.com/2007/10/projeto-pessoas-desaparecidas.html

sábado, 29 de janeiro de 2011

Professor x bulling

Por: Mike Pontes
O professor de Educação Física como um intelectual deve fazer parte de um processo voltado á extinção desse tipo de comportamento que eventualmente  venha acontecer com seus alunos no ambiente escolar: o bulling. O momento que deve acontecer a indentificação de uma possivel situação de bulling nao será a fase mais complicada do problema. Com uma relação horizontal diante de seus alunos, o professor saberá o que acontece e com quem acontece a violência em questão.

A prevenção pode se dar de forma participativa. Trabalhando temos transversais. Com os alunos, o professor, em momento de aproximação com sua turma, pode, de forma dinâmica, auxiliar na formação do caráter de cada um deles, utilizando ainda, de estratégias que venham a reforçar sua opinião contrária a violência, como por exemplo: presença de palestrantes externos a escola, utilização de vídeos e outros recursos de som e imagem, apresentação de trabalhos pelos próprios alunos, dentre outros.

Identificado o problema se faz necessária uma intervenção dos professores entre si com a colaboração da direção da escola, da família e se possível de autoridade local (polícia, etc.) dentro da lei , em que a situação volte a se normalizar novamente. Não se deve poupar esforços e dispensar ajudas no controle do bulling.

Historicamente, um dos objetivos da Educação Física é preparar o aluno para que ele seja uma pessoa suficientemente responsável e entendedor dos seus direitos e deveres como cidadão. Questões como a ética tambem podem ser assunto importante para a Educação Física, tema já proposto  nos PCN e que pode ser bem servido se seguido no termo moral.

Temas úteis permeiam todas as disciplinas do currículo escolar, sendo assim, pode-se dizer que o professor de Educaçao Física é uma peça importante no combate do bulling, porém não só ele, mas todos da escola e família devem estar cientes do que acontece tanto dos portões para dentro, quanto para fora da escola. O professor é um mediador e deve intervir para o fim das agressões conchecidas como bulling.

Nenhum comentário:

Postar um comentário